top of page

10 PÁGINAS DE ARQUITETURA E DESIGN QUE NÃO PODEM FALTAR NOS SEUS FAVORITOS



Uma das chaves de ArchViz e de qualquer disciplina artística é ter uma boa biblioteca visual adquirida ao longo dos anos que nos ajude na hora de criar as nossas imagens.


Esta é minha seleção pessoal de 10 páginas sobre arquitetura e design que são interessantes de visitar regularmente para aumentar a nossa biblioteca visual. Decidi no entanto não incluir as páginas de fotógrafos de arquitetura nesta lista e reservá-las para outro artigo.


Construir uma biblioteca visual não consiste em copiar indiscriminadamente uma imagem 3D, é uma tarefa que nos leva anos de trabalho mas que desempenha um papel crucial no desenvolvimento artístico e que nos ajuda a observar melhor. Na minha opinião, é também importante recorrer a outras fontes, como a fotografia, natureza, cinema, livros, música, etc.; tudo contribui para aumentar a nossa biblioteca inconsciente e nos ajudar no processo criativo; no entanto, para compilar esta lista decidi simplificar e dedicá-la única e exclusivamente à arquitetura e design.


Nota: Esta lista é completamente subjetiva e representa as minhas preferências pessoais. Este meu critério pode ressoar com o vosso ou então ser completamente diferente.




Quando pensamos em páginas web sobre arquitetura, não há dúvida que o ArchDaily nunca poderia ser deixado de fora da lista, visto que é um dos sites mais visitados do mundo. É um portal repleto de projetos arquitetónicos bastante interessantes, além de entrevistas e notícias. Há que ter cuidado para não nos perdermos no meio da enorme quantidade de informações neste site, por isso eu recomendo começar pela seção "Projetos".



http://readcereal.com/

O cuidado no desenho e na seleção do conteúdo deste portal é em si mesmo uma fonte de inspiração; recomendo consultar seu "Journal" com frequência, pois está repleto de imagens belas e inspiradoras. É, sem dúvida, um dos meus favoritos, posso passar horas só a olhar para as suas imagens. Claro que não poderia faltar nesta lista.



http://www.revistaad.es/

Outro site que visito diariamente é o portal da revista AD España, que se destaca pela elegância no seu design e conteúdo. Mais focado num "estilo de vida" e projetos únicos, é excelente para nos ajudar a dar aos nossos projetos um pouco mais de "personalidade".



https://www.dezeen.com/ Sem dúvida, um dos portais mais populares sobre arquitetura, design e tecnologia de hoje em dia. Merece estar nesta lista por direito próprio. Este portal nasceu em 2006 e seu crescimento desde então tem sido impressionante, nele podemos encontrar uma vasta seleção de imagens e artigos relacionados com arquitetura e design, além de um portal de trabalho.



http://em.residencemagazine.se/ Já há vários anos que o blog de Em Fexeus tem sido a referência obrigatória em design de interiores escandinavo / minimalista. Este blog de origem sueca nasceu em 2005 e tem sido uma fonte de inspiração para grandes artistas de visualização arquitetónica desde então, que usaram as suas imagens como referência ou inspiração nos seus trabalho.



https://homeadore.com/

É um site relativamente pequeno e jovem (nasceu em 2012) se o compararmos com outros portais desta lista, mas também merece estar aqui presente devido á sua grande quantidade de conteúdo. Aqui encontraram uma seleção de projetos bastante interessante, principalmente de interiores de residências privadas.



http://www.homedsgn.com/ Outro site relativamente novo (surgido em 2011) que cresceu imenso em pouco tempo até se tornar um dos mais visitados no mundo. O portal é dedicado a mostrar residências privadas exclusivas por todo o mundo, muito interessante para quem procura idéias sobre acessórios e decoração para os seus projetos de comunicação arquitetónica.



http://freshome.com/ Freshome é um website romeno inaugurado em 2007 por Micle-Mihai Cristian, especializado em design de interiores e arquitetura, tornou-se um dos locais de referência para entusiastas de design, arquitetura e viagens. É um bom lugar para ver fotografias, mas também para ler artigos interessantes.



http://architizer.com/ Este portal auto proclama-se como o maior banco de dados do mundo no que toca a projetos arquitetónicos. Para não se perderem na imensidão de projetos que podemos encontrar neste site, recomendo começar com a seção "Projeto do dia", onde encontraram uma seleção dos melhores.



http://www.abitare.it/ Na versão digital do Abitare podemos encontrar tudo aquilo que se esperaria de uma revista italiana de arquitetura e design com 56 anos de experiência. Outra que não poderia faltar nesta lista







Traduzido por Maria Duarte

Artigo original em espanhol


bottom of page