top of page

ENTREVISTA COM VIC NGUYEN

  • Foto do escritor: Filipp Obada
    Filipp Obada
  • 5 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Como o melhor de arch viz, o trabalho de Vic Nguyen usa linhas fortes e dicas de iluminação para atrair os olhos do espectador ao redor da cena. Mas, se olharmos mais perto, há uma quantidade surpreendente de atenção aos detalhes: uma cafeteira, uma bateria ou até mesmo uma figura humana escondida dão-nos uma sensação de como seria deambular por esses maravilhosos edifícios.

Vic graduou-se com um mestrado em Artes Aplicadas pela prestigiosa Universidade Huế, no Vietnam. De seguida, trabalhou como designer de interiores mas rapidamente se começou a sentir frustrado com as decisões de design que os seus clientes e diretores tomavam. Então, Vic decidiu começar a sua própria empresa - VicnguyenDesign - para assim obter um controlo completo sobre a imagem final. Neste momento, Vic trabalha com clientes nos EUA, Reino Unido, França, Austrália, Alemanha, Cingapura e Hong Kong; inclusive, recebeu vários prémios de alguns dos sites de arch viz mais conhecidos, incluindo o 3DTotal’s Excellence Award, 3D Artist Online’s Image of the Week, e ainda outras honras do CGarchitect Pro, Treddi e Ronen Bekerman. Conversámos com este talentoso artista sobre a forma com ele cria as suas visões tentadoras e o futuro da indústria.




Qual é o seu workflow para criar uma imagem?

Quando inicio um novo projeto, baseio-me na minha experiência e na minha compreensão de estética.

Começo com desenhos de engenharia, incluindo layouts de arquitetura e interiores, ou arquivos do SketchUp. Pesquisar a localização do projeto no Google Maps ajuda-me a descobrir como este se vai encaixar no mundo real.


Recebo também ilustrações do estilo que é esperado e de como a luz deve ser configurada para criar o clima e a atmosfera procurados.

Com todos estes elementos configurados, começo a trabalhar em como a imagem se vai parecer em termos de cor, planejamento e iluminação. Nesta fase, faço a modelação do projeto usando o 3dsMax e o ZBrush, se necessário. Por esta altura costumo também experimentar já alguns ângulos de câmera. Eu gosto de ângulos que nos dão um amplo campo de visão e acentuam a aparência e "feeling" do edifício.

De seguida, encontro materiais, esculturas e objetos que combinem com o design do edifício. Preciso também de encontrar relva e árvores para o exterior.

Depois, testo a iluminação. Este passo é crucial e ajuda-me a combinar os materiais e objetos com os ângulos da câmera, enquanto estabelece o clima da peça.



Foi influenciado por arch viz oriental ou ocidental? a Minha inspiração vem maioritariamente de empresas de arquitetura baseadas nos EUA e no Canadá. O design e a arquitetura ocidentais tiveram desde sempre uma grande influência no meu trabalho - embora eu nunca tenha visitado nenhum dos países e não tenha grande conhecimento da cultura O que gosta no V-Ray? As minhas coisas favoritas no V-Ray são o V-Ray Dome e o V-Ray Sun. Juntos, eles criam uma sensação tangível de espaço e tempo, e isso é muito importante para os artistas.

O que gostaria de fazer depois? Gostaria de melhorar o meu estúdio e expandir para outros campos, como animação, renderização em tempo real e realidade virtual. Gostaria também de criar uma grande equipa de design.



Traduzido por Maria Duarte

Artigo original em inglês

 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page