TRANSFORME OS MODELOS DO SKETCHUP COM OS MATERIAIS E LUZES V-RAY



Design de produto e renderizações arquitetónicas podem transformar a apresentação das suas ideias. Descubra como é fácil criar renders 3D com o V-Ray para SketchUp.


Seja é um artista, arquiteto ou designer que trabalhe no SketchUp, irá perceber o quão importante é que as suas ideias, designs e projetos sejam interpretados de uma forma fácil e correta. Mas também saberá que pode ser difícil oferecer aos clientes a melhor compreensão possível de um projeto que seja retirado diretamente do SketchUp. É aí que entra o V-Ray para SketchUp. Tal como o SketchUp, este foi projetado para manter as coisas simples. Além disso, também oferece suporte durante todo o fluxo de trabalho de visualização do SketchUp, desde a renderização de conceitos iniciais e exploração de variantes de design até ás fotos finais de marketing e portfólio.

Renderize designs do SketchUp com materiais V-Ray Imagine que está a projetar um produto - vamos usar esta cadeira como exemplo:

Já a modelou de forma habilidosa no SketchUp, e essas capturas de viewport são uma apresentação esquemática que fica bonita e mostra a funcionalidade do design. Mas então e se pudesse facilmente adicionar materiais realistas para transformar a apresentação? Aqui está o mesmo design apresentado com duas opções de material - madeira e plástico.

Agora, ao adicionar algumas luzes e renderizar no V-Ray para SketchUp, ser-lhe-à possível dar ao seu cliente ou comprador a oportunidade de entender a superfície do material e a sua aparência.

Temos aqui uma cadeira de madeira laminada e lisa - e os reflexos das luzes mostram perfeitamente a beleza das curvas:

Uma renderização como a apresentada acima levaria cerca de uma hora de configuração com materiais e luzes V-Ray. Mas as recompensas de poder partilhar um design de aparência realista com um cliente ou comprador superam em muito o tempo perdido na configuração.

E se realmente quiser mostrar as suas skills - ou caso tenha sido solicitado a preparar uma renderização para um catálogo de móveis - pode reproduzir rápida e facilmente a sua própria sessão fotográfica no SketchUp com a ajuda do V-Ray Next. Adicione a sua cadeira - ou várias cadeiras - a uma cena, juntamente com alguns elementos de background que acentuem o seu design. Não se esqueça que é importante pensar sobre como a iluminação irá refletir e criar sombras em torno da cadeira e por fim - renderizar!



Vamos imaginar que lhe foi pedido que altere o material; sem problema! É preciso apenas atualizar os materiais e renderizar novamente. Ângulo diferente? Fácil. Novo fundo? Claro que sim. Pode tornar-se no seu próprio cenógrafo e fotógrafo com o SketchUp e o V-Ray. Bastam apenas alguns cliques.



Renders de arquitetura podem também receber um boost com o V-Ray para SketchUp


Hoje em dia, pode ser difícil perceber a diferença entre renderizações foto-realistas e fotografias reais. É completamente aceitável que um cliente compre um produto - ou mesmo uma casa - sem o ver pessoalmente. Os renders que criamos nos estágios de design e marketing podem ajudar as pessoas a tomar decisões sobre a compra muito antes de um produto ser feito, ou até mesmo uma casa ser construída. Se trabalhar em arquitetura, aplica-se o mesmo fluxo de trabalho. Vamos tomar como exemplo o design da casa de sonho de um cliente na floresta. Imaginemos que já projetou o espaço perfeito que responde ao briefing do cliente e está quase pronto para divulgar o conceito.

Partilhar o modelo de SketchUp enquanto um desenho simples com sombras, cores e materiais básicos pode ilustrar algumas das qualidades do seu design. Mas, como a configuração básica de iluminação do SketchUp não processa iluminação ou reflexos realistas, irá ser difícil para o cliente realmente imaginar-se a morar nesta casa.

E se pudesse mostrar ao seu cliente uma visão renderizada de como a casa poderia parecer na realidade? Desenhamos o V-Ray para trabalhar perfeitamente com o SketchUp, de forma a adicionar luz e materiais físicos a modelos, projetos e cenas em 3D e assim produzir visualizações altamente realistas.

Como esta:


Pode parecer uma renderização complicada, mas o trabalho do V-Ray é simplificar até as coisas mais complexas - faz realmente todo o trabalho árduo por nós e nem sequer é preciso sair da adorada interface do SketchUp para o usar. O V-Ray foi totalmente integrado no SketchUp, garantindo que os utilizadores nunca precisem de sair do programa para configurar cenas, aplicar materiais ou ajustar as condições de iluminação em tempo real. Pode renderizar diretamente no viewport do SketchUp e ver os resultados de imediato.

Com o V-Ray no SketchUp, irá descobrir uma variedade de materiais versáteis para aplicar à sua cena. Encontrará também uma extensa biblioteca de materiais V-Ray fotorrealistas e prontos para uso. É simplesmente escolher o material mais próximo do tijolo, cerâmica, cimento, tecido, vidro, couro, metal, pedra, tinta, papel de parede, azulejos, madeira, terra (e muito mais!) que melhor combinar com seu conceito - e dar alguma vida aos seus projetos. Basta clicar com o botão direito do rato em qualquer material da biblioteca que este oferece-lhe a opção de o aplicar diretamente ao objeto que esteja selecionado ou adicioná-lo à cena. É realmente tão simples.

Neste caso em especifico, adicionar árvores, relva e flores à cena ajuda também o cliente a entender melhor a sua visão. Um único modelo de árvore pode facilmente ser composto por 1 a 5 milhões de polígonos, mas o V-Ray está preparado para lidar com modelos de milhões de polígonos sem sobrecarregar o SketchUp. Não se preocupe.


Pode dar ainda mais um passo à frente e mostrar ao seu cliente como a casa dos seus sonhos poderia parecer à noite e em diferentes ângulos. Um dos maiores pontos fortes do V-Ray é sua capacidade de renderizar dezenas de milhares de fontes de luz físicas - de várias fontes de luz naturais e artificiais - em pouco tempo.


Artigo original em inglês

Traduzido por Maria Duarte

Contacto: hello@vray.pt
Todas as imagens presentes neste site (excepto referentes aos artigos do blog) foram criadas por instrutores ou alunos da Vray.pt e por conseguinte têm os direitos de autor reservados. Qualquer uso das mesmas, seja em formato original ou alterado é proibido. Para obter uma licença de utilização por favor contacte-nos.
© vray.pt 2018. Portugal. Todos os direitos reservados.