top of page

Tomorrow acerca da torre da Gensler

Atualizado: 8 de jan. de 2019



A companhia de visualização Sueca usa o V-Ray para renderizar a torre mais alta dos EUA.


Fundada em Gothenburg, Suécia, em 2006, a Tomorrow tornou-se num estúdio de visualização arquitectónica de nível mundial.


Depois de considerar carreiras na indústria de efeitos visuais, os fundadores Andreas Landgren e Mattias Henningson entraram na indústria de visualização profissional CGI para as companhias Suecas de automóveis - Volvo e Saab. Em breve, perceberam que existiam uma crescente necessidade por imagens de alta qualidade no mercado da arquitectura.


Numa altura em que as imagens continuavam a ser criadas a mão, a abordagem da Tomorrow e as imagens fantásticas que conseguia criar, rapidamente atraíram clientes. Os primeiros projectos eram de clientes nacionais e mais tarde, de todo o mundo.


Um dos maiores clientes da Tomorrow é a Gensler, que é o maior atelier de arquitectura do mundo. A Gensler e a Tomorrow desenvolveram assim uma relação única, onde muitas vezes a colaboração começa numa fase ainda crua de projecto.


"A Gensler confia muito em nós" diz Mattias. "Eles enviam-nos modelos de esquisso e nós começamos a trabalhar ao mesmo tempo. Quando eles entram em contacto connosco, por norma não têm os desenhos finalizados, plantas e layouts. Nós desenhamos em paralelo. Eles concebem algo, enviam-nos esquissos e nós construímos e renderizamos tudo."


A Tomorrow e a Gensler recentemente fizeram uma parceria para trabalhar na torre Gateway. Esta proposta de torre arranha-céus terá uma altura de 700m e marcará a skyline de Chicago. Será composta por apartamentos de luxo, hotéis e restaurantes. A visualização da Tomorrow representa Chicago num tom metálico azul-cinza, com uma perspectiva e composição criativa para atrair a atenção para a torre.



"Recebemos um modelo com metade da skyline de Chicago enquanto volumes para poder-mos experimentar vários pontos de vista e cenários de luz" explica Mattias. "Planeamos muito o nosso trabalho. A seguir, percebemos que isto irá ser a maior torre dos EUA! Tem mais de 700 metros. É super alta. A questão levantada foi - como mostrar isso de uma forma apelativa?"


A resposta veio do cinema. Mais precisamente do director Christopher Nolan, que usou Chicago enquanto fundo para grande parte dos seus filmes Batman. A Tomorrow esforçou-se para imitar a estética distinta de Nolan, usando o sol e nuvens para iluminar os edifícios e efeitos atmosféricos como nevoeiro e partes de fumo para criar profundidade.


"Tivemos de inserir o nosso modelo e a nossa iluminação para criar um primeiro teste" diz Mattias. "A seguir, tivemos de re-iluminar com mais cuidado cada elemento, pintando por cima os topos dos edifícios. Houve muito trabalho de pós-produção, combinado com a parte 3D, tudo para criar um dia nublado normal numa imagem épica".


"Penso que estamos mais ou menos a viver o nosso sonho" diz Andreas. "Enquanto os meus amigos criam ficção e rompem os limites da imaginação, nós criamos a realidade. Nós somos artistas Reality Concept. O nosso trabalho pode não ser usado em filmes, mas pode perdurar 200 anos. Nós temos uma janela que nos permite ver o futuro - saber o que está para vir, porque somos parte da equipa Master Plan. Isto é super interessante!".


Escrito por Henry Winchester

Traduzido por Filipp Obada

Artigo em Inglês

bottom of page